sexta-feira, 8 de agosto de 2014

1ª Mostra de Vídeo Estudantil - Prêmio "Nazaré de Souza Silva"



                                         PRÊMIO "NAZARÉ DE SOUZA SILVA"
A I Mostra Estudantil de Vídeos é uma promoção e organização da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia – MT e tem como objetivo estimular a reflexão educativa do tema da Violência Doméstica contra a Mulher. A referida atividade faz parte do Projeto da Rede de Enfrentamento em seu Eixo IV, qual seja: Projeto Educacional e prevenção nas Instituições de ensino.
Nessa primeira edição, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher, optou por homenagear uma das vítimas da violência doméstica do município de Barra do Garças – MT.
Nazaré de Souza Silva, foi violentamente assassinada pelo seu ex - companheiro no município de Barra do Garças em dezembro/2012, aos 30 anos. Nazaré foi casada com seu ex – companheiro por 18 anos, tendo com o mesmo 04 filhos. Na época do ocorrido, haviam aproximadamente 02 meses que a mesma tinha se separado de seu ex – companheiro. Após a separação Nazaré continuou a trabalhar juntamente com um de seus filhos e residir em outra localização. Apesar disso, o acusado buscou por diversas vezes reatar o relacionamento com a mesma, através de constantes ameaças contra a sua vida.
Desta feita, após o Natal, no dia 26/12/2012 às 12:30h, o seu ex-companheiro, adentrou à residência de Nazaré e desferiu-lhe 28 facadas ceifando-lhe por conseguinte a vida, na presença da filha mais nova do casal.
O réu foi condenado por Homicídio Qualificado, motivo torpe, meio cruel, com agravante da coabitação com a vítima, sendo a causa moral do ocorrido o sentimento de posse em relação à ex – companheira e também a rejeição amorosa sofrida. Após o fato, foi decretado inicialmente sua prisão temporária, preventiva e posteriormente o réu foi submetido ao Tribunal do Júri, o qual, foi condenado a 16 anos de prisão em regime fechado e atualmente encontra-se cumprindo a pena.
Nazaré, foi cruelmente assassinada e hoje já não está entre seus entes familiares!
Que possamos permanecer na luta pela efetivação e ampliação dos direitos das mulheres!
O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.”
Hannah Arendt


Nenhum comentário:

Postar um comentário